Violência Contra Animais é Covardia e Crime, Denuncie. Amar Os Animais é Amar a Si Mesmo. Bem-vindos!

Cuidar dos Filhotes

Primeiros Passos



 












Sabemos que os animais podem ser os melhores amigos dos seres humanos, por isso, se você decidiu integrar um animal para a sua casa, é importante lembrar que um cachorro pode nos encher de alegria e ternura , mas, como qualquer bebê, são criaturas delicadas e precisam de nosso carinho, amor, atenção, tempo e paciência.
Como ajudar o nosso novo amigo a se sentir confortável em sua nova casa e crescer grande, forte e saudável?
Cães e gatos nascem com olhos e ouvidos fechados, e  até aos 25 dias começa a ver e ouvir os sons de forma clara. Durante este tempo, apenas amamentado, é importante e  necessário  para adquirir anti corpos para combater as doenças.
 Durante o segundo mês, os filhotes  ajudados pela mãe desenvolvem suas  funções corporais, regulando a temperatura do corpo, fortalecendo os movimentos musculares e aprendem a se socializar através da convivência com os irmãos.
É por isso que a idade mínima para adotar um cachorro ou separa-lo de
sua mãe, deve ser de dois meses, quando ele tem funções e habilidades de sobrevivência desenvolvidas .

Aqui estão alguns conselhos para aqueles que consideram a integração de um cachorro em sua vida :
Sob nenhuma circunstância é aconselhável comprar animais, porque os vendedores estão lucrando com eles por fêmeas que exploram, o que exige reprodução anormal e separadas de seus filhotes muito cedo. A partir de lugares sujos, mal cuidados e bagunçados, eles visam apenas o lucro, pouco se importando com a saúde do animal.Tente descobrir onde e como o criador cuida dos animais.
Exija o pedigree e  termo de responsabilidade do animal em relação á saúde.
Repare que os petshops que vendem os animais, os mantem em gaiolas
pequenas, onde mal podem se mover. Ás vezes, ficam meses nesses lugares.
 Fica a indagação: o animal pode ser considerado saudável ? Pense nisso!

Cuide bem  da dieta.

A partir da terceira semana de vida, os filhotes podem começar a comer alimentos lentamente semi-sólidos , de preferência 3 ou 4 vezes ao dia. A maioria dos nutricionistas concordam que a melhor dieta para cachorros é combinar um quarto de alimento  de ração, especialmente para a sua idade e combinar com alimentação caseira,com legumes, carnes, mas sem temperos. É importante ter sempre disponível um recipiente pesado para não tombar, com água sempre fresca .

Disciplina .
 
Para ajudar o nosso animal de estimação a superar a ansiedade quando deixado sozinho em casa, é bom acostumá-lo  gradualmente,  ou seja , começar com 1 ou 2 minutos e aumentar o tempo para 5 minutos, em seguida, 10 minutos e assim por diante , isso vai ajudá-lo a se acostumar com a ausência de forma gradual e não sofre a ansiedade da separação.
Também é muito importante  deixar um brinquedo que o animal goste para mantê-lo entretido enquanto você está fora de casa.
É comum que nas primeiras vezes que os deixamos sozinhos, na volta para casa encontre uma bela bagunça. É importante ser paciente e evitar punição. Os animais gostam de conviver conosco, desejam estar sempre perto de quem eles gostam, por isso são até chamados de “ cães de companhia” .  Assim como os humanos, animais domésticos, não gostam de ser prisioneiros.
A alimentação é um incentivo muito forte para o cachorro, para que possamos premiar o seu comportamento com alguma comida extra,
ou seja um petisco que ele goste muito. Mas nunca negue comida        como punição, pois quando for comer pode rejeitar ou ficar com medo e certamente, ficará doente. Você deve  oferecer a alimentação sempre nos mesmos horários, desta forma você irá desenvolver hábitos de eliminação muito regulares e pode facilmente prever quando o seu cachorro vai defecar ou urinar e assim levá-lo ao lugar adequado.  

Limpeza.

 É aconselhável que o cachorro seja limpo com um pano úmido ou lenços higiênicos  – aqueles usados por bebês -  até que tenha concluído a primeira etapa de vacinação, ou seja em acima de três meses.Pois são são muito sensíveis às mudanças de temperatura. Além disso   podem sofrer estresse  e diminuir suas defesas. Especialistas sugerem banhos após os quatro meses, com água morna e shampoo ou sabão específicos.
Diariamente, fazer uma escovação leve, dependendo da pelagem curta ou longa, pode ser três vezes por semana para pelos longos.

 Cuidados Especiais
.
Outra coisa a considerar é o de preparar um  bom lugar para dormir.
Dependendo do lugar onde mora, pode ser quente   ou bem fresco e arejado.
Se for muito pequeno e ter sido tirado da mãe prematuramente, enrole um despertador em um pano grosso, e o tic- tac ajuda a acalmar, pois o som vai lembrar o batimento cardíaco de sua mãe, evitando choro à noite. Não convém acostumar a dormir na cama, durante o sono ao se virar, você pode machucar o animal e até matá-lo.
Também tenha em mente o início do plano de vacinação de filhote de cachorro de aproximadamente 45 dias de idade.
Estes são os passos básicos e gerais para você que adotou o cachorro  e começa a se adaptar a sua nova casa. Lembre-se, quando em dúvida , consulte o seu veterinário. É importante, desfrutar do seu novo parceiro, ser paciente com ele e como o tempo passa e ele  cresce, seu pet de estimação, vai responder  ao seu cuidado com amor e lealdade. Sejam felizes.